O uso de laser em Odontologia vem se mostrando uma ferramenta muito eficaz não só no tratamento em diversas especialidades como também na prevenção de problemas dentários.
Além das suas aplicações mais conhecidas, como a prevenção de mucosite oral e protocolo preventivo para herpes, ele pode ser utilizado em algumas outras importantes situações, como por exemplo:
Tratamento de cáries iniciais (cáries incipientes)
O laser de alta potência utilizado no tratamento de cáries iniciais, permite-nos remover a cárie de forma minimamente invasiva, preservando a estrutura do dente saudável ao redor. Assim, evita a realização de restaurações extensas e preserva a integridade do dente.
Selantes
Os lasers podem ser usados para ajudar a criar uma superfície aderente para o selante (previne a formação de cáries), melhorando sua eficácia e durabilidade.
Terapia fotodinâmica
Pode ser usada para eliminar bactérias e microrganismos nas gengivas e nas cavidades dentárias, ajudando a prevenir a progressão de doenças periodontais e cáries.
Tratamento de aftas e lesões orais
O uso de lasers pode acelerar a cicatrização de aftas e pequenas lesões na boca, o que pode ajudar a prevenir infecções secundárias e desconfortos prolongados.
Desse modo, é possível proporcionar aos pacientes uma experiência mais confortável, preservar a saúde bucal e promover a longevidade dos dentes e gengivas.
Sempre procure um profissional capacitado na área para o diagnóstico e o tratamento efetivo!